5 Passos para Criar um Bom Audiobook

headphones and a book

Se está a pensar criar um audiobook, saberá que existem alguns passos essenciais que deve seguir durante esse processo. Por isso, vamos agora deixar aqui os 5 passos essenciais para a criação de um bom audiobook:

Prepare o seu livro

Nem todas as frases do seu livro são adequadas à leitura em voz alta, logo a primeira coisa que deve fazer antes da criação de um audiobook é adaptar a versão escrita a uma versão “oral”. Leia o seu livro em voz alta e descubra que frases ou parágrafos precisam de ser adaptados.

Encontre a “voz”!

Este é talvez um dos passos mais importante na execução do seu audiobook pois precisa encontrar a voz certa para o seu livro. Muitos autores preferem usar a sua própria voz na tarefa mas se não se sente à vontade a realizar esta tarefa, faça uma pesquisa de mercado para encontrar a voz certa para este trabalho.

Escolha o software e o microfone adequado

Muitas vezes, achamos que é necessário comprar um programa caro para fazer este tipo de trabalho mas não é preciso. Basta encontrar o programa certo! Um dos programas mais usados por autores independentes e podcasts é o Audacity que além de ser grátis, está disponível para Windows, Mac e Linux.

Produção do

Áudio

A parte da produção do áudio pode ser feita por si, se decidiu por um programa de edição simples. Deve confiar no trabalho da pessoa que está a fazer a leitura do seu livro mas pode dirigir o seu trabalho se achar que uma das palavras não está a ser bem pronunciada ou se uma emoção não está a ser “passada” pela voz. É um trabalho exaustivo pois tem de estar mesmo atento aos pequenos pormenores.

Lançamento do Áudio

Depois de ter terminado todo o trabalho de edição e produção, só falta mesmo o lançamento do seu trabalho. Veja quais são os procedimentos a realizar na plataforma onde fará o lançamento do produto (iTunes, Amazon, entre outros) e depois só tem mesmo de disponibilizar o seu produto online.