Clube do livro para crianças

O conceito de clube literário está associado a um grupo de pessoas que se junta num local para discutir um livro específico. Este tipo de clubes pode juntar-se numa casa privada, numa biblioteca, numa livraria ou até online. A prática comum é a escolha de um livro para ser lido por todos os elementos do grupo que, numa data book_clubcombinada, se junta para explorar e tirar conclusões acerca desse livro.

Quando falamos de um clube do livro dedicado a crianças, os contornos são um pouco diferentes pois é impossível esperar que uma criança leia um livro sozinha. Logo, este tipo de clube tem como principal função a leitura de um livro específico para um grupo de crianças e no final uma pequena discussão sobre o livro. Esta prática é bastante comum em bibliotecas, onde os pais são convidados a trazer os seus filhos a ouvirem uma história. Este tipo de reuniões ajuda a estimular o gosto pela leitura nas crianças e ainda tem vantagens como:

  • ajuda no desenvolvimento cognitivo da criança;
  • ensina a criança a importância da escuta ativa;
  • estimula a criatividade e a imaginação;
  • ajuda na abordagem de temas importantes.

As novas tecnologias vieram dar um novo impulso a estes clubes literários pois por uma pequena quantia, uma criança pode ser inscrita num clube literário online e cada mês receberá um livro novo em casa. Este tipo de iniciativa ajuda a fomentar, além do gosto pela leitura, a oportunidade de passar tempo de qualidade pai/mãe e filho.

Alguns dos livros usados em clubes literários para crianças são: Mulherzinhas (Louisa Mae Alcott), A Ilha do Tesouro (Robert Louis Stevenson), O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa (C. S. Lewis), O Hobbit (J.R.R. Tolkien), Spiderwick (Holly Black/Tony DiTerlizzi), Harry Potter (J.K. Rowling), Sherlock Holmes (Arthur Conan Doyle) e muitos outros.