Como Conseguir Publicar o seu Livro

books-922321_960_720

É o sonho de qualquer autor, ver o seu livro publicado. Mas este não é um caminho fácil por isso queremos ajudá-lo nessa tarefa. Vamos deixar aqui os cinco passos essenciais para conseguir publicar o seu livro:

Determine o género ou categoria do seu trabalho

Primeiro, terá de decidir se vai escrever ficção ou não-ficção. O caminho para a publicação difere um pouco conforme o tipo de livro que está a escrever.

  • Ficção: neste caso, deve terminar o seu livro antes de o submeter para apreciação. Nunca é uma boa ideia pedir a opinião de um editor ou agente se não tiver a sua obra completa pois ele pode perder rapidamente o interesse no seu trabalho.

Investigue o potencial de venda do seu trabalho

Deve perceber desde o ibooks-922321_960_720nício que dependendo do seu género, o seu mercado de venda pode mudar drasticamente. Aqui estão alguns erros que não deve cometer:

  • o seu livro nunca deve exceder as 120.000 palavras, independente do género.
  • livros de poesia ou contos são mais difíceis de vender, excepto se você já tiver uma plataforma de leitores formada.
  • livros não ficcionais dependem muito da reputação do autor e da audiência alvo, logo estude bem o mercado
    antes de publicar o seu livro.

Pesquise o agente ou editor adequado ao seu trabalho

É preciso que tenha noção que a maioria das grandes casas editoriais não aceitam autores sem um agente literário. Logo, mal tenha uma ideia concreta do seu livro, comece uma pesquisa de mercado para encontrar o melhor agente para si. Escolha sempre alguém que perceba o seu trabalho e que trabalhe em sintonia consigo.

Leia com cuidado as diretrizes e normas para submeter o seu trabalho

Cada casa editorial e agente costuma ter requisitos específicos na submissão de novos trabalhos. Logo tenha atenção a isso antes de submeter a sua obra.

Submeta o seu trabalho

Esteja preparado para esperar pacientemente por uma resposta. Mas não desista à primeira resposta negativa.