Como Encontrar um Agente Literário para o seu Livro

images (12)

Encontrar o agente limages (12)iterário certo, é talvez a tarefa mais importante que tem depois da escrita do próprio livro. A verdade é que será esta pessoa que irá tratar da comercialização; logo precisará que ela esteja em sintonia com as suas ideias e que tenha a capacidade de fazer os seus sonhos tornarem-se realidade. Existem alguns passos essenciais se quiser encontrar o agente literário certo para si:

Revisão

Sabemos que certamente já fez mais que uma revisão ao seu livro, mas só o deve enviar a um agente quando estiver absolutamente perfeito. Por isso, faça uma pausa e deixe o seu manuscrito repousar umas semanas. Quando voltar a rever, tenha a certeza que as suas páginas dizem precisamente aquilo que pretende. Este período de reflexão ajuda-o a ver o seu texto com novos olhos.

Leia

Deve manter sempre uma atitude de aprendizagem durante a escrita do seu livro e a melhor maneira de fazer isso é estar continuamente a ler. Leia outros livros, leia o seu manuscrito, leia artigos sobre temas relevantes e tente sempre aplicar as ideias que vai aprendendo ao seu texto.

Pesquisa

Faça o seu trabalho de casa! Faça pesquisas online sobre quais são os melhores agentes
. Procure livros que sejam similares ao seu, não em termos de temas mas em estilo e veja quem são os agentes que publicam esse género. Nas suas pesquisas, veja o que é necessário para fazer a submissão do seu trabalho.

Submissão

Aprenda a escrever a melhor sinopse possível do seu livro. Este será o cartão de visita para a sua obra, por isso perca algum tempo para fazer um bom trabalho. Além disso, veja que mais coisas são necessárias para fazer a submissão: alguns agentes pedem alguns capítulos ou formulários específicos. Por isso, envie o seu manuscrito numa versão cuidada e com os parâmetros indicados.

Espere pacientemente

Sabemos que este não é um processo fácil mas não desista facilmente. Enquanto espera por respostas, nunca pare de escrever. Pode ser que o primeiro manuscrito não seja um sucesso, mas tenha mais sorte com um segundo.