Como Escrever uma Proposta de um Livro

images (13)

Um dos métodos mais comuns para conseguir encontrar um editor ou um agente é a escrita de uma proposta do seu livro. Este método é bastante popular pois uma boa proposta pode garantir-lhe um contrato. Logo, é importante aprender a escrever uma boa proposta. Vamos agora deixar aqui o essencial para escrever a proposta do seu livro:

Página do título

Deve conter o título, o nome do autor, o número de telefone e o endereço de email.

Frase Resumo

Esta frase serve para criar interesse no livro; é um género de slogan.

Pequeno Resumo

Este resumo deve ser similar ao resumo que costuma aparecer na contracapa. Deve ser uma maneira de entusiasmar alguém a ler o nosso livro. Serve para mostrar ao editor, de uma forma sucinta, o conteúdo principal do livro. Não deve ter mais de dois a quatro parágrafos.

Sobre o autor

Deve inserir uma página sobre si: porque é que escreveu este livro? Quais as suas qualificações? Que livros escreveu previamente? Este espaço pode ir de meia a uma página.

Detalhes do Livro

Aqui deve escrever as carateimages (13)rísticas específicas do livro: quantas palavras tem? Quantos capítulos? Se o seu manuscrito está completo? (Se não tem vários livros já publicados, deve submeter a sua proposta apenas após terminar a escrita do seu livro, nunca no meio do processo!)

Sinopse mais longa

Aqui vai aproveitar para fazer uma descrição da história: deve ter de 2 a 6 páginas. Nesta parte, deve explicar a história do princípio ao fim e deve incluir as surpresas e reviravoltas da história.

Capítulos

Aqui deve incluir cerca de 40 ou 50 páginas do seu manuscrito. Utilize os primeiros capítulos do seu livro e certifique-se que estão perfeitos para serem avaliados. Serão ele que determinarão a futura publicação do livro, logo capriche na apresentação e no conteúdo,