Escrever a sinopse do seu livro

technology-791029_960_720

Quando estamos a escrever um livro, existem alguns passos que temos de dar antes de o submeter para apreciação. Um desses passos é escrever a sinopse do nosso livro. Vamos agora deixar aqui algumas dicas de como escrever a melhor sinopse possível para impressionar o seu agente ou editor.

Escreva technology-791029_960_720a sinopse apenas depois de ter terminado o livro

Um dos principais erros de um jovem escritor é querer escrever uma sinopse, sem ter terminado o livro em questão. A verdade é que se falar do seu livro ao seu editor/agente, ele quererá dar uma vista de olhos. Mas se ainda não estiver terminado, ele acabará por perder o interesse. Por isso, primeiro acabe o livro e depois sim, envie a sinopse às pessoas interessadas.

Tenha atenção à forma como escreve a sua sinopse

Quando submete uma sinopse para apreciação, deve seguir os critérios impostos por quem a vai ler. Algumas casas editoriais têm formulários próprios a seguir e algumas querem os três primeiros capítulos, além da sinopse. Por isso, tenha atenção na altura da submissão para não ficar logo mal visto por coisas que pode controlar. É importante deixar uma boa primeira impressão e mostrar que é capaz de seguir os critérios propostos.

Aprenda a fazer uma boa sinopse

A sinopse é o cartão de visita do seu livro, logo deve perder algum tempo para fazer o melhor trabalho possível. É neste texto que vai apresentar as informações chave do seu livro (o enredo, o tema, as personagens,…) e como é que a ação se irá desenrolar. Tem de ser uma forma de captar a atenção da pessoa que a vai ler, sem ter de mostrar a história toda. Mas tenha atenção ao comprimento da sua sinopse; a maioria dos editores/agentes concordam que “menos é mais”. Logo, dedique algum tempo a construir a melhor sinopse para o seu livro e verá que ficará satisfeito com o resultado final.
Não julgue que escrever uma sinopse é como ativar uma máquina virtual numa Roleta app e esperar que lhe saia um bom resultado. Afinal, se o seu trabalho é a escrita, a redação de uma sinopse será a primeira publicidade ao seu livro. Lembre-se do ditado: “Em casa de ferreiro, espeto de pau”.