Histórias a seu gosto

Uma das coisas que um leitor apaixonado por livros gostaria de poder fazer é controlar o final da história ou mudar a trajetória de uma das personagens principais. Mas agora isso já é possível devido às novas tecnologias. Existem algumas aplicações feitas exclusivamente para o seu smartphone ou tablet, onde pode controlar a sua história preferida. Vamos agora falar sobre algumas delas:

Multi Path Audio Books

Esta aplicação criada por David Levy permite-nos escolher a nossa aventura ficcional. As nossas opções vão desde que caminhos a escolher, qual o destino final ou como podemos ganhar ou perder. A base desta aplicação é um texto que pode ser adaptado para crianças ou adultos. Inclui géneros como vampiros, piratas, fantasia e ficção científica. A parte mais interessante é que no final podemos ouvir a nossa história várias vezes.

Arcadia

Esta aplicação criada por Iain Pears não é uma aplicação de um livro mas sim uma história escrita especificamente para
este efeito. A ideia é seguirmos as personagens ao longo da narrativa, escolhendo diferentes perspetivas. Até possui um mapa para nos ajudar a perceber melhor a história.

80 Dias80daysgrabitmagazine1_0_o

Esta aplicação é baseada na história de Júlio Verne, A Volta ao Mundo em Oitenta Dias onde podemos tomar o lugar do valete Passepartout nesta viagem com Phileas Fogg.

Blackbar

No caso desta aplicação, o nosso trabalho consiste em adivinhar as palavras que estão censuradas pelas barras pretas. A história é contada pela personagem “Vi” e temos de preencher as palavras como se fossem um género de palavras cruzadas. A verdade é que é a história que nos vai cativando para continuar nesta aventura.

A Wise Use of Time

Esta aplicação desenvolvida pela empresa Choice of Games vale muito pela narrativa: é uma história de ficção científica em que a nossa personagem principal consegue “congelar” o tempo.